Notícias

Acesso restrito de veículos à Estrada das Paineiras até março


08/01/2014

O Parque Nacional da Tijuca e a Prefeitura restringiram o fluxo de veículos na àrea das Paineiras, pelo Alto da Boa Vista, de segunda a sexta-feira , como já acontece nos finais de semana.

Até o dia 9 de março, a área das Paineiras será fechada para o tráfego de veículos e passará a funcionar apenas como área de lazer, das 8h às 19h . Também será intensificada na região a operação da prefeitura, que envolve órgãos como a Guarda Municipal e a Cet-Rio.

A medida visa diminuir o congestionamento no entorno do Corcovado, garantindo assim maior conforto para os visitantes.

Opções de acesso

* De carro:
Quem seguir o trajeto entre Santa Teresa e o Alto da Boa Vista, deverá utilizar a Estrada do Sumaré. Funcionários da CET-Rio, da Guarda Municipal e do Parque Nacional da Tijuca estarão no local orientando os motoristas.

Os carros de passeio que seguirem pela Zona Sul, poderão estacionar no estacionamento rotativo (na área de estacionamento de pedras e ao longo da via), com capacidade total para 150 vagas e valor de R$ 10,00 a diária. O bloqueio começa no Mirante Dona Marta.

No estacionamento das Paineiras, ao lado do hotel, só poderão ficar as vans de agências de turismo.

* De ônibus:
Da Zona Sul - 583 e 584, do Centro - 422, da Zona Norte- 497 e 498

Desde novembro, a prefeitura realiza a operação nos fins de semana e feriados. Porém, com a alta demanda de turistas verificada para este verão, a Prefeitura do Rio decidiu montar a operação contínua até março.

Visitação ao Corcovado

“No dia 30 de dezembro tivemos a maior visitação da história, excetuando a Jornada Mundial da Juventude, com 15.500 pessoas ao longo do dia. O fechamento da Estrada das Paineiras busca priorizar os usuários da área de lazer e oferecer melhores condições para os usuários do Corcovado”, comenta Ernesto Viveiros de Castro, chefe do Parque Nacional da Tijuca.

A Prefeitura vai reforçar com a rede hoteleira que oriente os turistas a visitarem o Corcovado por meio das vans credenciadas com saídas no Largo do Machado e na Praça do Lido ou a comprarem o ingresso pela internet, para a subida pelo Trem do Corcovado.

“Estamos trabalhando para dar mais comodidade ao turista. Mas precisamos da colaboração de todo o trade turístico informando as alternativas”, afirma o secretário municipal de Governo, Rodrigo Bethlem.

O controle do fluxo de veículos se estende durante toda a alta temporada, terminando após o Carnaval, no dia 9 de março de 2014.

- Conheça todas as formas de acesso ao Corcovado

Mais informações sobre a compra de Ingressos para visitar o Corcovado:

- Vans oficiais para o Corcovado

- Trem do Corcovado