O advento da internet serve principalmente para diminuir as distâncias dos internautas e reduzir as burocracias, assim como justificar o voto pela internet já é possível, outras mudanças deixam os eleitores mais atentos as decisões eleitorais de nosso país.
Hoje iremos te ensinar como justificar o voto pela internet, caso você esteja fora de seu domicílio eleitoral no dia das eleições poderá usar esse benefício, entretanto, não votar não exime você da responsabilidade de acompanhar e entender as decisões políticas.
Ainda em implementação o sistema de justificativa online não está disponível em todo território nacional, por isso fique atento, conheça abaixo os requisitos para justificativa eleitoral online.
Como Justificar o Voto Pela Internet
Funcionando desde 2014, o Sistema Justificativa pode ser acessado por todos os cidadãos brasileiros que estiverem fora dos domicílios eleitorais que adotam o sistema.
Regras para a Justificar o voto pela internet
Depois disso a justificativa passa por um procedimento de análise, que leva em consideração a legibilidade do voto facultativo e em caso satisfatório é encaminhado para o juiz eleitoral. É importante guardar o número de seu protocolo até o fim do processo de justificativa do voto pela internet.
Quais os documentos para justificar o voto pela internet?
Se você é eleitor nas regiões citadas, deve saber o que é necessário para o procedimento.
Preencha no portal:
- Nome;
- Data de nascimento;
- Título de eleitor;
- E-mail.
Anexos
- Requerimento de Justificativa;
- Documentos de Justificativa – Formatos “jpg” ou “pdf”, tamanho máximo 2MB.
Agora que você já sabe como justificar o voto pela internet, veja onde fazer isto.
Sistema de Justificativa
Fique atento aos prazos para fazer a justificativa, você terá até 60 dias após o turno da eleições para justificar o voto, ou caso você esteja no exterior, após a sua chegada ao país serão 30 dias para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral.
Quer justificar agora? Clique aqui e inicie o preenchimento dos dados.
Você também pode consultar o andamento de seu processo, basta ter em mãos o código de acompanhamento, preencher a sua data de nascimento e o código de segurança presente em forma de pergunta na página do acompanhamento, depois disso clique em “consultar” e verifique quantas vezes for necessário.
Não deixe para o último dia, pois se algo sair errado com o preenchimento você precisará comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral.
Se você não é eleitor nestas regiões, imprima o requerimento de justificativa e entregue no cartório eleitoral.
Vote, justifique e faça parte das decisões do seu município, de seu estado e do nosso país.
Dúvidas? Entre em contato com o TRE do seu município ou deixe o seu comentário.