Nem sempre no final do mês conseguimos cobrir todas as despesas mais os impostos que devem ser pagos. E sempre no início do ano, em meio à tantos boletos, chega o IPVA. Para amenizar sua dívida e você conseguir pagar os débitos, saiba como parcelar o IPVA pela internet. Parcelando o valor, você terá mais tempo para conseguir o restante do dinheiro. Quer ajuda nisso? Então aprenda como parcelar o IPVA pela internet.
IPVA
O imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é uma taxa que deve ser paga obrigatoriamente por todos os proprietários de veículos como carro, moto, caminhão, ônibus, entre todos os veículos automotores. O dinheiro recolhido pelo governo e usado para custear as despesas de obras e serviços do estado, como saúde, educação, segurança entre outros serviços.
Cada estado tem seu “regulamento” para o PVA, então, as taxas, isenções e datas, são estipuladas de acordo com cada estado. A Secretaria da Fazenda do seu estado é o órgão responsável por organizar e recolher esse pagamento.
Só com o pagamento do IPVA anual, é que você terá acesso ao licenciamento digital do seu veículo, que tem vencimento a cada ano após o pagamento do IPVA. Sem o Licenciamento atualizado você fica restringido a dirigir entre as vias e avenidas de todos o país.
Se por acaso, você for parado em uma fiscalização de trânsito e seu licenciamento 2025 RJ estiver vencido, se carro será apreendido e você sofrerá multas e pontos na carteira. Então, nada melhor do que fazer um esforço e parcelar o IPVA para quitar seu débito.
Para quem paga em cota única (à vista), recebe um desconto de 3 a 5% dependendo do estado. Porém, se não há condições de fazer o pagamento dessa forma, melhor recorrer para o parcelamento. O mais importante é não deixar de pagar. Confira nosso passo a passo de como parcelar o IPVA pela internet.
Como Parcelar Impostos pela Internet
Ao optar por esta opção, você parcela o seu débito total em 3 parcelas, porém sem o desconto que é dado para quem paga em cota única. Parcelar o IPVA é fácil e sem burocracia, veja:
- Acesse o site do Detran ou Secretaria da Fazenda do seu estado
- Vá até a opção de “Consulta de Veículo” que deve estar disponível no dite. Em alguns sites, aparecem também a opção “Consulta IPVA”.
- Ao achar a opção que lhe possibilite acessar dados do seu veículo, preencha os campos com o que se pede, como, número da placa, Renavam ou CPF.
- Após preencher os dados e prosseguir, você terá acesso a uma página com todas as informações do seu veículo.
- Você encontrará a opção de gerar boleto do IPVA, onde estará disponível: cota única ou pagamento em parcelas.
- Selecione o tipo de pagamento em parcelas e imprima o boleto
É muito importante que você não perca o prazo de pagamento. Há uma tabela de pagamentos que funciona por ordem de acordo com o número final da placa do seu veículo. Você pode encontrar essa tabela também no site do Detran ou Secretaria da Fazenda do seu estado.
Pague a primeira parcela conforme a data estabelecida. E nos próximos meses, repita o processo para pagar as outras parcelas em aberto.