Pensando em comprar um veículo? É comum que surja a dúvida sobre novamente comprar um carro, ou desta vez optar por uma moto. O primeiro ponto a ser considerado é a sua familiaridade em conduzir uma moto, já que os dois são totalmente diferentes quanto ao modo de dirigir. Sentindo-se apto para a condução, agora é tempo de pensar na questão financeira. Para isso, este artigo te ajuda a decidir.
Vantagens x desvantagens de ter um carro
Entre os meses de janeiro e junho de 2018, foram vendidos 1.166.663 carros no Brasil. O que comprova a grande adesão por parte dos brasileiros.
A grande questão é que embora muitos optem pela compra de um carro, eles possuem suas vantagens e desvantagens. Principalmente quando se trata de impostos, como IPVA, licenciamento, seguro DPVAT e etc., estes são mais caros que para motos.
Inclusive, quanto maior o valor venal do veículo mais caro é o seu IPVA. Por isso, algumas pessoas deixam de comprar um carro de super luxo porque entendem quais despesas com impostos este produto vai gerar.
Mas, nessa indecisão tem como comparar quais os prós e contras de ter um carro. Veja só:
Vantagens:
- Segurança: proteção com a carcaça, sinto de segurança, Airbag;
- Comodidade: bancos com encosto para costas, proteção em dias de chuva, ar condicionado;
- Valor de revenda: valorização de um semi novo, embora já usado seu valor não diminuí.
Desvantagens:
- Seguro mais caro;
- Gasto alto com combustível;
- Impostos e taxas mais caros.
Vantagens x desvantagens de uma moto
Assim como qualquer bem material, as motos possuem suas vantagens e desvantagens. Sobre os impostos e taxas, estas não estão isentas, mas pagam um valor menor.
E considerando ainda que para a cobrança dos tributos há facilidade no pagamento, como no prazo estipulado na tabela IPVA 2024 RJ, essas cobranças não pesam no bolso do proprietário.
Analise algumas das qualidades e defeitos de uma moto:
Vantagens:
- Valor menor de impostos e taxas;
- Menos gasto com combustível;
- Velocidade e facilidade na circulação no trânsito.
Desvantagens:
- Falta de segurança;
- Capacidade para até duas pessoas;
- Possibilidade de dificuldade na venda.
Por que trocar o carro por uma moto?
Dentre as opções apresentadas, é possível identificar outro fator que influencia na compra de uma moto ao invés de um carro.
No cálculo do IPVA, imposto cobrado todos os anos, a alíquota multiplicada pelo valor venal é diferente de acordo com o tipo do veículo. No IPVA 2024 RJ, por exemplo, para um carro a alíquota é 4%, enquanto que para uma moto é de 2%.
Diante disso, vale estudar a compra dos dois veículos para comparar qual possibilidade mais se encaixa na vontade do proprietário.